caminha, caminhando, poetando, vivendo como Deus me permite viver. É assim que vou. É desse jeito que sou. E aqui vão: notícias mensagens, poesias, crônicas, artigos, enfim, tudo que gosto e sou, parte dos caminhos que este caminhante procura seguir. Apenas isto!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ensaios sobre a Ética

Prezados amigos,

Segue artigo que tive o prazer de ver publicado no Jornal Folha de Blumenau no endereço:

http://www.folhadeblumenau.com.br/site/noticia.php?noticia=7295&url=noticia.php?noticia=7295


Consciência e Ética


A desobediência de Adão e Eva impõe uma reflexão sobre o momento atual. O Criador entrega ao homem a criação e exige-lhe uma recíproca ética: “jamais comer do fruto da árvore do bem e do mal”. A serpente seduz a mulher: se comerem serão iguais a Deus. A proposta traz, no bojo, o dualismo maniqueísta: obedecer a Deus, o bem ou ceder ao mal, a serpente. Eva cede. Come o fruto, convence Adão e, daí, tomam consciência de que estão nus.

Tapam-se com folhas de parreira e se escondem. O questionamento do Criador é óbvio: não está em jogo a transgressão, mas a consciente liberdade em transgredir. Quem lhes revelou que estavam nus? Adão culpa Eva, que culpa a serpente. Resultado: A serpente condenada a rastejar o resto de seus dias; Adão e Eva expulsos do Paraíso e condenados a trabalhar.

Criado à semelhança do Criador o homem nasce com um sinal divino, a consciência, um sininho que o alerta quando algo é abominável. Alimentada de conceitos que apontam o certo e o errado permite ao homem diferenciar o bem do mal.

O livre arbítrio consente que escolha. Quando vem a ocasião, o sininho toca. Ele recua ou faz que não “ouve”. Se isto ocorre, o sininho cresce. Badala forte. O homem deixa-o de lado. E faz. E erra. E se vê nu. Vestir as folhas da parreira, como se fosse um camaleão, esconder-se, são outros quinhentos. E aí está o problema.

Cônscio do erro espera as consequências. Se lhe são favoráveis ou nem são notadas, se sente poderoso, um deus. Cometer outros deslizes é questão de tempo, “boca de siri”, paciência, oportunidade e... falta de vergonha na cara - Sêneca diria assim?

Do erro, o homem vai ao crime. Encarcera a consciência numa redoma, e silencia o sininho. Cria novos valores, novos paradigmas comportamentais. O mundo é dos espertos, dos que se locupletam. Adere a uma nova raça corrupta, sem ética, onipotente.

Quando flagrado nos desvios, usa a camaleônica máscara da hipocrisia: “não sabia que era errado” ou, pior, “não sabia nada disto”. Sabia, sim. E muito!!! O que lhe faltou foi probidade, ética e, sobretudo, a consciência de executar o bem. Faltou o sininho. Não é o que vem acontecendo na política nacional?

Deus foi inflexível com Adão, Eva e a serpente. E, como a voz do povo é a voz de Deus, resta-me a esperança em crer que o povo expulsará de vez, pelo voto, estas anomalias humanas do Paraíso Planaltino.

Luiz Eduardo Caminha
Floripa, Ratones, 11.08.2009

8 comentários:

  1. ELES NÃO TEM SININHO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua explicação sobre a Ética! e sobre o pecado Original!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Caminha,

    Li com atenção seu texto sobre Ética, alias vivo dizendo como o Europeu, leva a palavra à sério. Tive há pouco tempo, exemplo do que é seriedade: Em Madri, fui ao banco depositar na conta do meu filho certa importância. Para espanto meu, apenas perguntaram o valor a depositar. Dito o valor foi o dinheiro direto pro caixa, ninguém conferiu. Não se pode falar em ética, sem que as pessoas saibam o que é respeito ao próximo, o que é ser honrado, o que é um caráter digno. Caminha, me preocupa os exemplos que esta juventude está presenciando. A sua formação é desenvolvida pelos exemplos transmitidos pelas pessoas de bem, o que não está acontecendo no Brasil. As vezes tenho a impressão, de que os valores estão invertidos, ; não ter caráter e honra é o certo, ser correto é ser bobo. Esta é a imagem que estão nos passando, pois os mais ordinários se apresentam como se nada de grave tivessem cometido. Desculpe se não estou claro no meu raciocínio, minha revolta chega atropelar meus pensamentos. Enviei aos três sem vergonhas em Brasília (Collor, Sarney e Renan), um recado que, tomarei a liberdade de enviar a você. Esta na hora desta gentalha escutar em represália a seus deboches. Agradeço e parabenizo por seus comentários. Vamos em frente. Será que eles não temem o juízo final?
    Abraços do Nildo

    ResponderExcluir
  4. O velho Freud já nos ensianava sobre o SUPEREGO, a nossa autocensura, a nossa consciência crítica, aquela entidade que nos acusa, nos fustiga, nos tira o sono, nos faz revirar na cama quando cometemos algum deslize.
    É impossível que um senador ou um deputado, não tenham seu SUPEREGO em pleno funcionamento quando cometem uma safadeza, quando perpetram uma grotesca mentira, quando participam duma falcatrua, quando recebem propina.
    Como pode num local como o Senado, que deveria ser um cenáculo de ética e moral, existir tanta gente tão despida de vergonha e de senso de patriotismo ?
    Eu e minha mulher escutamos todas as sessões transmitidas pela TV Senado para saber nas mãos de quem estamos. Um Senado agachado, desqualificado, bando de marionetes comandados pelo Lula.
    É triste e nauseante ver o processo de "domesticação" pelo qual passou e ainda passa o PT que outrora se intitulava o guardião da moral política, partido que se intitulava o detentor do monopólio da ética e da honestidade.Bastou assumir o governo, se tornar situação, que rapidamente se transformou. Os outros partidos tradicionais demoraram 20 anos, 30 anos para apodrecer de safadeza...mas o PT fez seu mestrado e seu doutorado em sem-vergonhismo em tempo recorde. Despudoradamente hoje o PT está aliado a todos os outros partidos que antes combatia e o Lula está de mãos dadas com Sarney e Collor. São todos farinhas do mesmo saco. Farinha cheia de mogo e de carunchos. Farinha que fede. Farinha putrefata. Da qual não sairá pão...

    Abraço

    James Pizarro

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Caminha
    Resolvi separar os textos e escrever sobre cada um deles, embora no contexto geral
    se refiram ao mesmo problema: falta de ética e de caráter.

    Foi uma ótima intuição , usar o simbolismo Adão - Eva- serpente- pra mostrar que
    desde a criação, o ser humano tem consciência quando transgride as leis. Se não tivesse, não procuraria esconder-se , seja com a máscara da hipocrisia , seja mentindo desconhecer a verdade.
    Não se compra a consciência e nem se pode aquietá-la...finge-se apenas que ela não existe, pois o sentimento de poder, de estar acima de Deus, transforma os homens em escravos do seu próprio mal.
    O livre arbítrio é a liberdade que Deus nos dá, para fazermos nossas escolhas; porém, a responsabilidade pelos atos cometidos, são nossas também. Porque tantas pessoas acusam Deus de injusto, se vivem de acordo com a suas escolhas? Porque precisam colocar a culpa dos seus erros em alguém... No nosso país vemos casos terríveis de corrupção, falta de carater, mediocridade, "esperteza" e tantos outros desvios de comportamento, e o mais interessante de tudo, quando questionados sobre essas ações tão prejudiciais à sociedade , simplesmente respondem: Não sei de nada...não vi nada...nada de anormal acontece...
    A conciência, embora adormecida, está lá...e um dia, ela vai gritar... não a calarão eternamente.
    E tenho a mesma esperança que você acalenta: que o povo possa tirar com seu voto, esses pseudos- poderosos e que cada um, seja colocado no seu devido lugar!
    Jesus dizia que a verdade viria à tona...nada ficaria escondido.
    A gente vê que muitos impérios estão ruindo! E o império da safadeza, da desordem, da falta de carater, há de ruir também... e não ficará pedra sobre pedra!
    Pela árvore se conhece os frutos...e a árvore má será arrancada pela raiz...não deixará nem marcas no solo! Pobres dos cegos que seguem esses cegos do planalto...o sininho está tocando cada vez mais forte...

    Um abraço

    Deus o abençõe.

    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Olá Caminha, sua postagem sobre
    Ensaios sobre a Ética
    É uma grande realidade, foi muito bom ler aqui em seu espaço,
    com admiração ,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  7. Caminha, parabéns a voce. Sou de poucas palavras mas o que ocorre no Brasil com isso que chamam de Congresso Nacional é uma vergonha como diria Casói... Em qualquer País do mundo esse bando de ... ( não existem adjetivos a altura deles)que compõem este tal Congresso Nacional, estariam todos atrás das grades e o mesmo fechado e lacrado para o bem dos cidadãos brasileiros, as vezes sinto saudades da DITADURA, pelo menos eram poucos a roubar e pouco se sabia, hoje sabemos tudo, o nme deles seus endereços, as falcatruas que cometeram e para que serve tudo isso, apenas para causar mais revolta e mostrar que a impunidade está aí, servindo de exemplo aos maus intencionados. Porque, nós povo brasileiro não agimos com os poliíticos tal como agimos quando nosso time de futebol faz uma má campanha, pedimos a cabeça do técnico, dos dirigentes e alguns chegam à ameaçar de morte os responsáveis e olha que o time de futebol perca ou ganhe não causa mal a ninguem. Somos mesmo uns acomodados, olhamos apenas para os nossos umbigos e vamos tocando a vida, jé estamos pagando 120 dias de nosso ganho em impostos e vai continuar aumentando, será ue um dia o povo brasileiro será capaz de mostrar toda a sua indignação ou vamos continuar a culpar os menos favorecidos que roubam para poder comer, que vendem tóxicos para levar o dinheiro do leite para casa pois o governo nada os oferece ( educação, saúde, segurança). Um grande abraço e que Deus nos Abençoe, de Deus é por nós quem será contra nós. Gilberto Veiga

    ResponderExcluir
  8. Caminha, parabéns a voce. Sou de poucas palavras mas o que ocorre no Brasil com isso que chamam de Congresso Nacional é uma vergonha como diria Casói... Em qualquer País do mundo esse bando de ... ( não existem adjetivos a altura deles)que compõem este tal Congresso Nacional, estariam todos atrás das grades e o mesmo fechado e lacrado para o bem dos cidadãos brasileiros, as vezes sinto saudades da DITADURA, pelo menos eram poucos a roubar e pouco se sabia, hoje sabemos tudo, o nome deles seus endereços, as falcatruas que cometeram e para que serve tudo isso, apenas para causar mais revolta e mostrar que a impunidade está aí, servindo de exemplo aos maus intencionados. Porque, nós povo brasileiro não agimos com os políticos tal como agimos quando nosso time de futebol faz uma má campanha. Pedimos a cabeça do técnico, dos dirigentes e alguns chegam à ameaçar de morte os responsáveis e olha que o time de futebol perca ou ganhe não causa mal a ninguem. Somos mesmo uns acomodados, olhamos apenas para os nossos umbigos e vamos tocando a vida. Já estamos pagando 120 dias de nosso ganho em impostos e vai continuar aumentando, será que um dia o povo brasileiro será capaz de mostrar toda a sua indignação ou vamos continuar a culpar os menos favorecidos que roubam para poder comer, que vendem tóxicos para levar o dinheiro do leite para casa pois o governo nada os oferece ( educação, saúde, segurança).

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Em breve, eu o verificarei para publicação. Aguarde!
Que Deus o abençoe!