caminha, caminhando, poetando, vivendo como Deus me permite viver. É assim que vou. É desse jeito que sou. E aqui vão: notícias mensagens, poesias, crônicas, artigos, enfim, tudo que gosto e sou, parte dos caminhos que este caminhante procura seguir. Apenas isto!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ensaios sobre a ética

Verdade e ética

Quando fiz minha Pós Graduação em Wiesbaden, Alemanha, um amigo brasileiro, neurocirurgião, que se especializava na vizinha Mainz me contou que seu mestre resolveu fazer um jantar para colegas da especialidade. Sua intenção: aproximá-lo da nata da neurocirurgia alemã, uma das melhores do mundo. Uma honra para meu amigo. Trinta dias se passaram e não se tocou mais no assunto. Na Alemanha a discrição é uma virtude. Assim, nem ousou perguntar a respeito. Já havia esquecido quando o Correio trouxe o convite. O jantar seria dali a 3 semanas, um Sábado, na mesma época que uns parentes do Brasil vinham visita-lo. Quando chegasse a hora daria um jeito de atender os dois compromissos.
Mas brasileiro é brasileiro e Sábado, na Alemanha, é igual a todo o mundo. Dia de sair, jantar fora, ir a um bar com amigos, celebrar a vida. O dia chegou e ele esqueceu. Melhor dizendo, acompanhou os parentes a Frankfurt, abusou um pouco, passou da hora e o jantar dançou.
Na segunda-feira, o mestre cobrou a desfeita. Como se faz no Brasil, mentiu dizendo não ter sido avisado da data. Mesmo que o mestre insistisse no envio do convite pelo correio, continuou mentindo: nada recebera.
Dias depois um policial bateu à sua porta com uma convocação para uma audiência. Motivo: uma queixa contra o Correio. O inquérito apurava se o carteiro – que afirmava ter entregado a correspondência – estava ou não mentindo. Mentir, na Alemanha, como em qualquer lugar do mundo, exceto o Brasil, é caso grave. Gravíssimo se vinda de um agente público. Envergonhado, foi à delegacia e contou a verdade. A desculpa: no Brasil isto é normal. Levou uma descompostura e uma ameaça de processo caso reincidisse.
Agora pasmem. Se pego por mentir, um processo seria aberto para punir o carteiro com a perda do emprego. Mais, o juiz estabeleceria uma indenização por danos morais, paga pelo Estado às vítimas. Afinal, Correio é um serviço público e deve cumprir suas obrigações com a sociedade. Ademais, lá, mentir é antiético.
Aqui, se bobear, meu amigo e o mestre seriam processados por danos à imagem dos Correios. O agente público, impune, seria digno de pena; a verdade considerada coisa de encrenqueiro e a mentira um artifício da oposição e da imprensa golpista. É só ver o exemplo de alguns funcionários públicos e dos nossos políticos em Brasília. Mentir aqui é a praxe. Dizer a verdade é ser inconveniente. Tudo acabaria em pizza!

Luiz Eduardo Caminha
Ratones, Florianópolis, 18.08.2009

27 comentários:

  1. Caminha
    Que belo exemplo você pode verificar em sua pós-graduação na Alemanha. Grande neurocirurgião será que aprendeu a lição? Pois a maioria do povo brasileiro não aprende, já faz parte de sua cultura, sua índole. Tenho dito que 90% da população é corrupta ou corruptível. Outro dia um grande amigo desde a infância, sujeito da mais louvável conduta até então, me disse que cansou de ser honesto. Eu disse não acreditar no que ele estava me dizendo.....e assim fiquei desapontado, jamais pensei ouvir isso dele. Ele afirmou que “político bom não faz nada, só aquele que rouba é que faz”, eu não podia acreditar...
    - Mas voltando ao seu belo artigo, este seu amigo imaginou que em todos os lugares do mundo as pessoas são iguais. Tentou ser mentiroso, coisa que provavelmente tenha feito muitas vezes até aprender a lição, passou por sérios apuros.
    Como seria bom se começássemos a exercer a cidadania, exigir os direitos, e executar os deveres. Quando será que não precisaremos mais usar a frase de quase um século do Rui Barbosa “ De tanto, ver as injustiças triunfarem, as nulidades, o poder agiganta-se nas mãos dos maus”...o Homem ri da honra e tem vergonha de ser honesto” ....é vejo que continua a mesma coisa.....
    Um certo dia em 1989, solicitei a um amigo que desenhasse uma casa enjaulada, pois é assim que se sente o cidadão de bem, ou seja o bandido La fora e a gente dentro de casa. E te digo que passados 20 anos, eu me sinto dessa forma.
    Parabéns por este abençoado artigo, que nos faz refletir ainda mais.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Como sempre, escrevendo com muita clareza e lucidez. Muito bom.
    Mas não te cansas de escrever sobre isto? Será que existe alguém que ainda se importe com ética? Estou tão desanimada a respeito do que está acontecendo que já perdi as esperanças. Se o povo não tomar a iniciativa e for para as ruas como fez na época do Collor estaremos perdidos. Mas o próprio povo acho que já não acredita nem mesmo nele próprio.
    Ontem a noite assisti a uma entrevista feita pela Marília Gabriela a uma terapeuta sobre a mentira. No final das contas a mulher afirmou que não existe verdades nem mentiras absolutas e que a mentira é inerente ao ser humano. Vamos acreditar em quem? Acho que em mais ninguém !!!!

    Abração Carminha

    ResponderExcluir
  3. Dr. LUIZ,

    tudo sob controle?

    Acredito que sim, pois quem escreve essa beleza de trabalho que recebi de ti, é porque está com o sangue correndo muito bem dentro de si!


    Parabéns, Dr. Luiz!

    Esses artigos deveriam estar estampados em todos os jornais do país!


    Bravos, Dr ! BRAVÍSSIMO!
    Abçs, bjs líricos também para a sempre querida e simpática Seluta.

    Lígia

    ResponderExcluir
  4. Meu caro irmão, amigo e doutor médico:
    Fico-lhe muito agradecido pelo presente dos artigos enviados! Excelentes, oportunos e questionadores!
    E mais: estou pensando em fazer um curso de alemão com vc!!! Me aceita como aluno?
    Abraço à Seluta.
    Com carinho, o abraço e a gratidão de
    Pe.Beraldo

    ResponderExcluir
  5. Caminha,

    um show seus ensaios sobre a ética, um tipo de texto cada vez mais raro nesses tempos hodiernos.


    Abç!
    Tchello.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o amigo em partes. Na primeira lição você está coberto de razão. Muitos brasileiros mentem e este foi um dos temas no Senado Federal hoje sobre o caso da Ministra da Casa Civil e a ex-secretária do Ministério da Fazenda, que não aceitando as imposições da ministra foi exonerada injustamente. O detalhe é que o pior só pende para o lado mais fraco e vulnerável. No segundo caso, se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, como afirmam os doutrinadores, ele se mostrou um Deus fraco, pois deixou que sua criação ficasse exposta a desobediência, mas todos nós sabemos que este ensinamento é para mostrar como surgiu o sexo no mundo. A serpente e a maçã são figuras meramente figurativas e para folhear melhor os ensinamentos bíblicos. Mas, no frigir dos ovos você está plenamente correto e nós não podemos aceitar de olhos fechados todo esse mar de lama que escoa pelos parlamentos brasileiros. Lembro-me de um programa do apresentador:"Topa tudo por dinheiro" e aquelas palhaçadas dele quando pega o dinheiro faz um aviãozinho e joga para a platéia. Nosso parlamento está assim. Tipo programa Silvio Santos e nós na "Porta da Esperança". Um abraço fraterno. Jesus te ama.

    ResponderExcluir
  7. Olá !

    Fantástico como sempre. E por isso, presença obrigatória em meu Blog: http://novablumenau.blogspot.com/2009/08/artigo-verdade-e-etica-por-luiz-eduardo.html

    Parabéns novamente, e continue sempre nos brindando com suas palavras.

    Grande abraço

    Márcio

    ResponderExcluir
  8. Caminha, mais um excelente texto, parabéns!
    Inscrevi-me como seguidora do blog e já o adicionei lá no Scenarium.
    Meu carinho,
    Marise Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Amigo Caminha!

    Tudo bem?

    O que dizer de tão belo texto? è a realidade aqui no Brasil...mentir, enganar, roubar, falta de caráter são exemplos dos políticos brasileiros e alguns vão aprendendo a agir como eles. Porém, quem é honesto e tem caráter, sofre sim, mas jamais compactua com os maus exemplos que recebe. Penso que foi uma grande lição que seu amigo recebeu...o Brasil é aqui e não na Europa. Ou se aprende a ser honesto na vida ou se una aos politicos brasileiros que será bem recebido nessa "comunidade" de malfeitores e homens medíocres. Claro que entendemos o porque dele ter mentido, mas não justifica, pois ele falhou duas vezes: uma, por não honrar o compromisso assumido e outra por mentir e se não falasse a verdade, poderia ter prejudicado o carteiro que, com certeza, perderia o emprego. Foi uma boa lição. Espero que ele tenha aprendido; assim como um dia, nossos políticos vão entender também , que o mal que se faz aos outros, a si mesmo o faz.

    Parabéns pelo texto...

    Um grande abraço

    Márcia

    ResponderExcluir
  10. Caro Caminha:

    Pela última reforma ortográfica aprovada pelos nossos ilustres e nobres senadores, a palavra ética passou a ser escrita de forma diferente: é tica. Agora passa a ter o significado correto. Seus comentários são só para enticar. E o verbo procede de tica. Os senadores fazem de conta que estão senis e nem tremem na hora de passar o povo para trás. Você que é bocudão precisa tomar muito cuidado com o Marimbondo de Fogo. O bicho é brabo e a sua picada é mortal. Só quem consegue amansá-lo é a grande política catarinense, a nova Anita Garibaldi, Ideli Salvati. Cá entre nós, ela bem que poderia ir lutar na Itália! Agora, fale o que quiser, mas o mais bonito do Presidente do Senado é a forma como ele defende e protege a família. Em poucos lugares do mundo um político usa dos seus poderes constituicionais para defender a família como o nosso Rei do Maranhão e do Amapá.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Caminha bom dia, tudo bem?

    A cada dia que passa recebo mais e mais e-mails de pessoas indignadas com a política brasileira. Jovens, idosos e até mulheres, dentre as quais a Ana Carolina que antes de uma apresentação, fez questão de ler uma poesia que também versava sobre a política nacional, que na verdade está abaixo do nível ruim no qual sempre se encontrava.
    Essa indignação geral pode ser manifestada nas urnas em 2010 e certamente será. Anas Carolinas, Danusas Leões, Nildos Scussels, Eduardos Caminhas, Renatos Werners e outros indignados com essa situação, devem continuar propagando o inconformismo, para tentar mudar esse quadro. Eu por exemplo, não voto mais em políticos que já exerceram o cargo. Quem já foi Deputado Federal e se candidata para sua reeleição, não terá meu voto. Adotei essa sistemática e divulgo o tempo todo, baseado na confraria da qual ele passa a participar ficando por lá mais que um mandato. O meu voto e espero que daqueles que seguem o meu raciocínio, somente será para o candidato que for a favor da Reforma Política, tiver uma história de vida sem percalços graves, for bem intencionado e também estiver inconformado como nós estamos.
    Tenho até conversado bastante com pessoas mais jovens, meus filhos, amigos deles, pois nós temos a responsabilidade de preparar o seu futuro. Principalmente no aspecto político, já que por lá é que passam as grandes decisões da Nação, aquelas que podem melhorar ou piorar a vida dos nossos descendentes.
    Abraço pra ti, Seluta e filhos.
    Renato Werner
    PS - Esse ano não pude comparecer ao dominó no BVCC, mas no próximo certamente estarei lá.

    ResponderExcluir
  12. Caminha, bom dia!

    Muito pertinente sua mensagem; também, creio que devemos sempre falar a verdade.
    Abraços,

    Armando Pinheiro

    ResponderExcluir
  13. Caríssimo Caminha,



    Paz, harmonia e amor plenos em sua vida e na dos seus.

    Estimo tudo esteja muito bem consigo, em todos os sentidos.



    Primeiramente, li com vivo interesse seus dois ensaios sobre ética. O conteúdo de ambos é exemplar. Dois momentos distintos, mas um só embasamento. Revela, tristemente, o quanto estamos longe de uma conduta que não nos deixe rubros. Face a tantos desmandos, parece até que somos, de alguma forma, contagiados e, se não tomarmos os devidos cuidados, poderemos muito bem achar que tudo seja normal.

    Mas aí vem o que Milton Nascimento e Fernando Brant dizem na música Bola de Meia, Bola de Gude: “ E me falam de coisas bonitas que eu acredito que não deixarão de existir: amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor. E não posso, não quero e não devo viver como toda essa gente insiste em viver e não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem ser coisa normal” . Não haja dúvidas: está aí uma orientação para todos nós.

    Fizemos, recentemente, um recital de canto coral e usamos um confronto que vem bem ao caso: partimos de uma oração (Pater Noster em latim e gregoriano), a uma contestação, de chofre: “ e me falam de coisas...” . Provocou no público o choque que queríamos.

    Parece, pois, chegado o momento, talvez tardio até, de gritarmos com e como os compositores, em alto e bom som, o conteúdo de sua letra. Não lhe parece?

    ResponderExcluir
  14. Caminha,lí sobre ética,fantastico,aqui a mentira impera infelizmente.Aqui é tudo o contrário.Mudara futuramente?

    ResponderExcluir
  15. Por isso a Alemanhá é o que é...e o Brasil é o que é...Quantas gerações serão necessárias para que o povo adquira cultura suficiente para botar senadores desqualificados na cadeia ? Eu tenho 67 anos e a cada eleição que passa os eleitos são piores...Que lástima !
    Abraço

    James Pizarro

    ResponderExcluir
  16. Caminha, excelente artigo "Ensaios sobre a ética".
    Em novembro de 2006 escrevi algo sobre o mesmo tema. O título é: "Sem punição vou roubar". Pode ser visto no link: http://www.jornalfloripatotal.com.br
    Um grande abraço e Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Olá Luiz Eduardo, recebi seu texto "Verdade e Ética" da Ligia Tomarchio, gostei, publiquei no meu blog dando evidentemente os devidos créditos. Parabéns pelo texto, fiz uns comentários em seguida. Dá uma passada por lá assim que tiver tempo.
    Um abraço,
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  18. Prezado Caminha,

    Li com atenção seu texto sobre Ética, alias vivo dizendo como o Europeu, leva a palavra à sério. Tive há pouco tempo, exemplo do que é seriedade: Em Madri, fui ao banco depositar na conta do meu filho certa importância. Para espanto meu, apenas perguntaram o valor a depositar. Dito o valor foi o dinheiro direto pro caixa, ninguém conferiu. Não se pode falar em ética, sem que as pessoas saibam o que é respeito ao próximo, o que é ser honrado, o que é um caráter digno. Caminha, me preocupa os exemplos que esta juventude está presenciando. A sua formação é desenvolvida pelos exemplos transmitidos pelas pessoas de bem, o que não está acontecendo no Brasil. As vezes tenho a impressão, de que os valores estão invertidos, ; não ter caráter e honra é o certo, ser correto é ser bobo. Esta é a imagem que estão nos passando, pois os mais ordinários se apresentam como se nada de grave tivessem cometido. Desculpe se não estou claro no meu raciocínio, minha revolta chega atropelar meus pensamentos. Enviei aos três sem vergonhas em Brasília (Collor, Sarney e Renan), um recado que, tomarei a liberdade de enviar a você. Esta na hora desta gentalha escutar em represália a seus deboches. Agradeço e parabenizo por seus comentários. Vamos em frente. Será que eles não temem o juízo final?
    Abraços do Nildo Scussel

    ResponderExcluir
  19. Repasso, com carinho, os textos que seguem, aplaudindo de pé, o meu querido amigo Caminha!

    Beijinhos mil!!!

    Ligi@Tomarchio®MorrendodeVergonha

    ResponderExcluir
  20. Olá, Caminha!

    Achei ótimos seus dois artigos e já postei os meus comentàrios
    no seu site.

    Continue nos brindando com seus belos textos.

    Obrigada

    Fica com Deus

    Márcia

    ResponderExcluir
  21. Luiz Eduardo, muito oportunos os teus ensaios. Encaminhei para amigos também lerem.

    abs

    maura

    ResponderExcluir
  22. Meu amigo Caminha!

    Fico muito feliz e meus olhos agradecem quando chega um texto seu. Confesso que a preguiça , na maioria das vezes, imperou por não comentar... Hoje, no entanto, algo está fazendo com que não passe em branco. Concordo plenamemnte com você em relação aos dois textos. O que dirão as gerações futuras? Nossos netos? Porque os filhos já aprenderam. Graças a Deus os orientamos bem.
    Meu amigo, continue sua luta que eu continuo na minha educando os diabéticos...
    Forte abraço extensivo a Seluta,
    Eliana

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Caminha

    Gostei imensamente de seu artigo exemplificando como é que a verdade é tratada num país sério. Aqui, mentir é um DIREITO! Os advogados ensinam e orientam seus clientes como mentir. Você pode mentir descaradamente perante o Supremo Tribunal Federal que nada lhe acontece. Aqui, ninguém está interessado na verdade.

    Vou enviar, em email à parte, um artigo em que trato sobre o tema mentira em nosso meio.

    Grande e afetuoso abraço

    Zillig

    PS. Embora já tenha recebido teu email ontem, só hoje o li, após o Starke ter me recomendado.

    ResponderExcluir
  24. Olá Caminha, muito bem exposto. Que pena que seja uma realidade.
    Sueli

    ResponderExcluir
  25. oi tio,


    nossa, adorei o texto.. vi no Jornal mesmo.. seria cômico se não fosse trágico não é? fiquei refletindo sobre como uma cultura pode ser tão diferente da outra.. será que um dia conseguiremos mudar isso ? não podemos perder a esperança, e começa com cada um de nós..

    ResponderExcluir
  26. Caro Caminha ...é nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes que pecamos... na falta de respeito com o outro, aqui nesse nosso país... e as pequenas coisas, os pequenos erros vão se avolumando, e tornando a sociedade violenta; somos um dos países mais violentos do mundo. Valeu seu recado!... é importante não nos acomodarmos.abraços da Izabella Pavesi.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Em breve, eu o verificarei para publicação. Aguarde!
Que Deus o abençoe!