caminha, caminhando, poetando, vivendo como Deus me permite viver. É assim que vou. É desse jeito que sou. E aqui vão: notícias mensagens, poesias, crônicas, artigos, enfim, tudo que gosto e sou, parte dos caminhos que este caminhante procura seguir. Apenas isto!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Blumenau, 159 anos

Blumenau revivida

Blumenau,21 de Agosto de 2009. O Prefeito João Paulo Kleinubing, ladeado pelo Diretor Erivaldo N. Caetano Junior e o gerente Alexandre P. Caminha, entregam à cidade o novo espaço do Procon e a Lei que regulamenta as atividades do órgão, entre elas o Poder de Polícia, que o torna mais eficaz. Presença do Vice-Governador Leonel Pavan, deputado Giancarlo Tomellin, vereadores, representantes do CDL, Sindilojas, entidades sindicais de trabalhadores, empresários. Clima de festa. Dia de cidadania. Festa de uma administração preocupada com os direitos do Consumidor. Blumenau 1 a 0.

Florianópolis, 23 de Agosto de 2009. Estádio da Ressacada, jogo Avaí x Flamengo. Arquibancadas e cadeiras tomadas. O Leão da Ilha em vias de se tornar o time que mais rodadas permanecera invicto na 1ª. Divisão do Futebol Brasileiro. 10 rodadas, mais precisamente.
De repente, acordes, som de instrumentos musicais. Nada das desafinadas bandinhas de torcidas. Uma verdadeira banda, du mann! O Prefeito JPK, ladeado pelo Presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, o Conselheiro Wilson Wan-dall, Princesas, Rainha e inúmeras autoridades, irrompem em meio à massa azurra. Promoviam a Oktoberfest 2009. Camisetas, canecos, chope, Ein Prosit! Todo o estádio, rádios e TVs se voltam para Blumenau. As cenas da tragédia de Novembro são relembradas em cada entrevista. O abnegado povo de Blumenau, mais uma vez, se supera e sobrepuja o infortúnio, mostra sua energia, como se quisesse humilhar a natureza pelos castigos que lhe impusera e... sai revivido!!! A voz de um manézinho se faz ouvir: “Blumenau! Dazum banho!” O Brasil inteiro ouviu pela TV o hino executado pela Banda Musical do Colégio Machado de Assis. Clima de alegria. Blumenau 2 a 0.

02 de Setembro de 2009. Blumenau, 159 Anos. A Rua XV revive a Wurststrasse colonial. Novo desfile, nova festa. Tudo novo, especialmente o espírito, a tenacidade, o Blumenauergeist, o desejo de vencer novamente, riscar da memória os rigores da tristeza. Só não se esquece o descaso do Governo Federal. Mais uma vez falta com a cidade, a região, o Estado. Como políticos da pior espécie, prometem e não cumprem!

Blumenau continuará produzindo, arrecadando impostos, esperando a esperança. Vencendo. Oktober à porta. Ein Prosit! Em 2010, uma nova Oktoberfest, uma nova eleição. Vai ter troco. Aqueles que prometeram e não cumpriram que esperem. Fahret zur Hölle!

Ah! Ia esquecendo: Avaí 3 a 0. Blumenau 1000 x 0.

Luiz Eduardo Caminha
Floripa, Ratones, 01.09.2009

7 comentários:

  1. Caminha

    Bom dia

    Mais uma vez parabéns pelo seu belo artigo no jornal Folha de Blumenau. Minha filha ficou muito feliz com seu contato e aguarda ansiosa para colocar você como colunista.

    Um bom e abençoado final de semana.

    Ein Prosit!

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Blumenau tem sentido especial para mim; povo bão, lugar bonito, cultura cheia de personalidade. Deu tremenda saudade, há seis anos não passo por aí. Mas, nos 160 anos, com certeza, aí estarei para fotografar, escrever e rever muita gente boa. Parabéns pela matéria.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Primo DAZUM banho na escrita, meus parabéns, adoro ler tuas crônicas.

    DAZUM BANHO

    Abraços


    José Carlos Caminha

    ResponderExcluir
  4. Olá querido amigo Caminha!
    Parabéns pela bela crônica e para todo povo de Blumenau!
    Beijinhos mil!!!
    Ligi@tomarchio®
    www.ligia.tomarchio.nom.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr. Caminha !!!

    É muito bom receber, e ler suas crônicas.

    Obrigada

    Elsa
    Amor, Paz e Bem que não custa nada a ninguém! ( Dr. Caminha )

    ResponderExcluir
  6. Parabéns poeta.
    Você é um escritor maravilhoso.
    Receba o meu abraço literário, com admiração,

    Socorro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela bela crônica muito bem escrita. Blumenau é uma cidade maravilhosa e sempre será, grande abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Em breve, eu o verificarei para publicação. Aguarde!
Que Deus o abençoe!