caminha, caminhando, poetando, vivendo como Deus me permite viver. É assim que vou. É desse jeito que sou. E aqui vão: notícias mensagens, poesias, crônicas, artigos, enfim, tudo que gosto e sou, parte dos caminhos que este caminhante procura seguir. Apenas isto!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Meu próprio eu

Prezados Amigos,

Segue um poema de minha autoria, selecionado no CONCURSO GUEMANISSE DE CONTOE E POESIAS DE 2006 e publicado pela Editora Guemanisse na Antologia "Asas e Vôos".

Protegido, portanto, pela lei de Direitos Autorais.


MEU PRÓPRIO EU

Luiz Eduardo Caminha

Se meu próprio eu, encontrar pudesse,
Mesmo que isto não o merecesse,
Procuraria (em mim) algo que embevecesse,
Quiçá sementes de frutos, que brotar quisessem.

Sentado à praia por certo estaria,
A espreitar que meu eu se transportasse,
Vindo do infinito horizonte, me orientasse,
Porque, por lógico, do infinito ele viria.

E neste amplo ameno mar sereno,
Quão vil, minúsculo eu próprio me veria,
Porque de tanto ele velejar o mundo,
Se lhe mostro o quanto sou eu pequeno.

E logo, logo, teria ciência,
Não cabe em mim o meu próprio eu,
Sou um casulo, prá que caiba tanto.

Ele viajou mundo, viu guerra e paz,
Amor e ódio, inveja, medo e justiça,
Tanta coisa soube, que sou incapaz,

De ter um corpo que o caiba todo.
Arrebatado dos egoísmos meus,
Não seria doravante mais que um tolo,
Se não deixasse penetrar-me a Sabedoria … Deus!!!

Meu eu, minha mente ocupou,
E viajou tanto, tão grande se fez,
Que já nem cabe mais em mim,
De tão pequeno me mostrei quem sou.

E sei que assim o sou,
Porque assim me quis fazer,
Ainda bem que me sobra tempo,
Prá corrigir meu rumo, e ver o norte, para onde vou.

Qual um pássaro nos céus a me espreitar,
Qual oceano todo que à praia vai parar,
Meu eu e eu hão de se encontrar,

Daí verei que pequeno, mesmo grande posso ser,
Porque maior que meu próprio eu,
Está meu querer, em ser, meu ser em me querer.

2 comentários:

  1. UM DIA AINDA VOU ESCREVER COMO TU....
    ÊITA POETA BÃO, SÔ!!!!!!!!!!!!!!!
    A propósito, acho que é melhor poeta que médico...

    Já adicionei seu BLOG no meu...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Assim se define o meu é o teu EU com a busca do querer ser mais VOCÊ faz com que eu queira ser mais EU.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Em breve, eu o verificarei para publicação. Aguarde!
Que Deus o abençoe!